INÍCIO

NOTA DE REPÚDIO

Diretoria

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Poços de Caldas vem a público manifestar seu mais veemente repúdio a atos de racismo, violência e assédio praticados contra um servidor público municipal no exercício de suas funções.

O fato ocorreu no dia 2 de fevereiro de 2026, na unidade de saúde PSF Santa Rosália, em Poços de Caldas. Durante o atendimento realizado na unidade, um paciente passou a apresentar comportamento agressivo, dando início a uma série de atos de violência direcionados a um servidor da área da Saúde.

O paciente realizou gestos fazendo referência à cor da pele do servidor, tocou partes do corpo do trabalhador sem consentimento e, durante uma situação de contenção necessária para evitar maiores riscos, proferiu xingamentos racistas em inglês, incluindo expressão de caráter abertamente discriminatório. O mesmo paciente também demonstrou comportamento agressivo com outros profissionais da unidade, chegando a agredir fisicamente um médico e tentar avançar contra integrantes da equipe de enfermagem. A Polícia Militar e SAMU foram acionados diante da gravidade da situação.

O Sindicato se solidariza com o servidor e com todos os profissionais envolvidos, reforça seu compromisso com a defesa dos direitos, da dignidade e da integridade dos servidores públicos e cobra das autoridades competentes a apuração rigorosa dos fatos, bem como medidas concretas para prevenir novos episódios de violência e discriminação no serviço público municipal.

Sindserv Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Poços de Caldas